Odysseus registra novas imagens da superfície lunar durante manobras de pouso 50 anos após missão Apollo.

A espaçonave Odysseus, responsável por levar os Estados Unidos de volta à superfície lunar 50 anos depois da missão Apollo, acaba de registrar novas imagens da lua. Essas imagens foram captadas durante as manobras de pouso da espaçonave e divulgadas pela Intuitive Machines.

Segundo informações da empresa, as imagens capturadas mostram o momento da descida vertical da Odysseus até o local de pouso, representando o ponto mais ao sul que qualquer veículo já conseguiu pousar na Lua. As imagens foram captadas 35 segundos após a mudança de angulação da espaçonave em relação à Lua para iniciar os procedimentos de pouso. Ainda não foram compartilhados registros da sonda já em solo lunar.

A NASA também registrou o local exato onde a Odysseus pousou, confirmando a localização ao sul da Lua, na cratera Malapert. A Intuitive Machines informou que a espaçonave pousou a 1,5 km do local inicialmente pretendido, nas coordenadas 80,13°S e 1,44°E da Lua.

A comunicação com a sonda tem sido um desafio para os controladores terrestres, devido a complicações que ocorreram durante o pouso da Odysseus. Ao tocar o solo, a espaçonave tombou, afetando a orientação das antenas, que não estão voltadas para a Terra.

Apesar dos problemas iniciais, as informações divulgadas mostram que a comunicação com a sonda deveria ter se encerrado na manhã da última terça-feira, mas a equipe de controladores conseguiu manter contato com a espaçonave de forma efetiva, mesmo após esse prazo.

A empresa responsável pelo projeto destacou a importância das imagens capturadas, ressaltando que a comunicação com a sonda continua sendo um desafio. A Odysseus é a primeira sonda de uma empresa privada a pousar na Lua, marcando mais um avanço na exploração espacial.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo