Associações de Catadores do Litoral Sul de Pernambuco realizam mutirão de conscientização sobre reciclagem em parceria com Programa Mãos Pro Futuro.

No último final de semana de fevereiro e início de março, as Associações de Catadores de Materiais Recicláveis do Litoral Sul de Pernambuco se uniram em parceria com o Programa Mãos Pro Futuro para realizar um grande mutirão de conscientização sobre a reciclagem de resíduos sólidos. As cooperativas ACAMASUL, ACAMARES e ACMRBE, juntamente com o Consórcio Portal da Mata Sul, promoveram ações de conscientização nos municípios de Tamandaré, Sirinhaém e São José da Coroa Grande.

Durante os dias 29 de fevereiro, 1º e 2 de março, respectivamente, foram realizadas atividades em locais estratégicos, próximos aos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) das associações, com o objetivo de engajar a população local em práticas mais sustentáveis. Em um momento de alta estação do verão, quando há aumento na geração de resíduos nas cidades litorâneas, a preocupação com o descarte correto dos materiais se torna ainda mais relevante.

Um dos pontos destacados durante o mutirão foi a forte representatividade feminina nas associações participantes. Mulheres, muitas delas chefes de família, ressaltaram a importância da reciclagem não apenas como fonte de renda, mas também como um meio de preservação ambiental. Jessica de Lima, presidente da ACAMARES, destacou: “Transformamos o lixo em renda. São 13 pessoas aqui, onde coletamos em média 21 toneladas por mês”.

Além das ações de conscientização, o mutirão contou com a presença de autoridades locais, como representantes do Consórcio Portal Sul, Secretários Municipais e membros das Associações de Catadores. Foram realizados esclarecimentos sobre coleta seletiva e reciclagem, reforçando o compromisso coletivo com a construção de um futuro mais responsável ambientalmente.

O evento proporcionou não apenas a conscientização da população sobre a importância da reciclagem, mas também destacou o papel fundamental das associações de catadores na transformação de resíduos em recursos sustentáveis. Com a presença ativa das cooperativas e a participação engajada dos moradores, a iniciativa promoveu um ambiente de colaboração mútua em prol do desenvolvimento sustentável e da preservação do meio ambiente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo