Cão de serviço salva tutora de ataque epilético ao prever crise e agir preventivamente, mostrando a importância dos pets de assistência.

Um cãozinho se tornou o herói do dia ao detectar um ataque epilético iminente em sua tutora. O fiel companheiro, chamado Echo, estava treinado para agir em situações de emergência como essa e não decepcionou. Não apenas tentou entregar a medicação necessária, mas também deitou sobre Jamie Simpson para evitar danos em seu corpo durante a crise.

Carinhosamente apelidado de “cão de serviço”, Echo desempenha um papel vital na vida de sua tutora, ajudando-a na monitorização de sinais de convulsão e agindo rapidamente em caso de necessidade. Em um vídeo emocionante, é possível ver o cão descendo da geladeira onde estava descansando e tentando entregar o remédio para Jamie, que estava no sofá em meio à crise.

A atuação de Echo foi além do esperado quando, percebendo que a crise estava avançada, ele subiu em cima de sua tutora para protegê-la e evitar lesões durante as três longas horas de convulsão. Em uma declaração tocante em seu Instagram, Jamie relatou: “Eu podia sentir o ataque chegando. Durante este vídeo, Echo trouxe medicação preventiva, mas já era tarde demais… Echo latiu para alertar que uma grande convulsão estava acontecendo. Ele deitou no meu corpo para evitar luxações”.

A importância dos cães de assistência em momentos como esse não pode ser subestimada. Um estudo científico publicado em 2019 apontou que cães têm a capacidade de identificar crises epilépticas através do olfato, o que justifica o treinamento e preparo de animais como Echo para essas situações de emergência.

Para Jamie, Echo é mais do que um simples animal de estimação – ele é seu pilar de segurança e independência. “Durante as convulsões, não tenho ideia do que está acontecendo. Echo é a razão da minha segurança e independência quando estou sozinha ou em público”, afirmou a tutora.

O vídeo do emocionante resgate realizado por Echo viralizou nas redes sociais, demonstrando mais uma vez o incrível vínculo entre humanos e animais de estimação, especialmente quando esses animais desempenham um papel crucial na saúde e bem-estar de seus tutores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo