Após o carnaval, Brasil registra aumento expressivo na procura por testes de dengue, Covid e influenza no país.

O Brasil tem enfrentado um aumento significativo no número de casos de dengue, Covid e influenza desde o início do ano. Um levantamento realizado pelo jornal O Globo junto a hospitais, laboratórios e redes de farmácia do país revelou que houve um crescimento expressivo na procura por testes e atendimentos relacionados a essas doenças na terceira semana de fevereiro, logo após o carnaval.

A Rede D’Or, que possui 69 hospitais em 13 unidades da federação, registrou um aumento de 74% nos atendimentos de casos suspeitos de Covid e de 38% nos casos suspeitos de dengue entre os dias 16 e 22 de fevereiro, em comparação com a semana anterior. Isso reforça a preocupação dos especialistas, que alertam para o aumento da circulação de vírus respiratórios neste momento.

O infectologista David Uip, diretor nacional de Infectologia da Rede D’Or, ressaltou que o carnaval contribui para o aumento da propagação desses vírus, já que reúne um grande número de pessoas em um mesmo local. Ludhmila Hajjar, professora titular da USP e cardiologista da Rede D´Or, também expressou preocupação com a dengue, uma infecção para a qual ainda não há vacina disponível para a maioria da população.

Outros hospitais, como o Moinhos de Vento em Porto Alegre e o Sírio-Libanês em São Paulo, relataram aumentos nos atendimentos de síndrome respiratória e casos de dengue após o carnaval. Além disso, a procura por testes de Covid nas farmácias também apresentou um aumento médio de 25% neste período.

O Grupo Fleury e a Dasa, importantes redes de laboratórios, também observaram crescimentos significativos na demanda por exames de dengue e Covid após o feriado. Os especialistas apontam que a antecipação da campanha de vacinação contra a gripe pelo Ministério da Saúde se deve ao aumento na circulação de vírus respiratórios no país e à importância de manter a vacinação em dia para proteger a população.

Diante do aumento nos casos de dengue, Covid e influenza, os médicos recomendam buscar atendimento médico ao apresentar sintomas semelhantes, como febre, cansaço e dor no corpo, para um diagnóstico diferencial correto e um tratamento adequado. A disseminação desses vírus é potencializada por aglomerações, como as ocorridas durante o carnaval, reforçando a importância de medidas preventivas e de cuidados para evitar a propagação dessas doenças.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo