CPMI do 8 de Janeiro tem relatório aprovado pela Procuradoria-Geral da República após investigar atos antidemocráticos em 2023.

Na tarde desta quinta-feira (07/03/2024), integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro se manifestaram positivamente em relação ao aproveitamento feito pela Procuradoria-Geral da República das informações contidas no relatório final da comissão, aprovado em outubro do ano anterior. A CPMI, que investigou os atos antidemocráticos que culminaram com a invasão das sedes dos três Poderes em 8 de janeiro de 2023, teve seu trabalho reconhecido pelo Ministério Público.

Durante uma reunião realizada na quarta-feira (06/03/2024), as senadoras Eliziane Gama (PSD-MA) e Soraya Thronicke (Podemos-MS), juntamente com o deputado Rogério Correia (PT-MG), se encontraram com o procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, para discutir os desdobramentos das investigações iniciadas pela CPMI.

A comissão, composta por deputados e senadores, foi instalada em 25 de maio de 2023 e apresentou o relatório final em 17 de outubro do mesmo ano. O texto, aprovado no dia seguinte, indicou o indiciamento de 61 pessoas por crimes como associação criminosa, violência política, abolição do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

Segundo a senadora Eliziane Gama, as ações recentes da Polícia Federal, incluindo mandados de busca e apreensão, foram embasadas pelas informações contidas no relatório da CPMI. A parlamentar destacou ainda que o financiamento dos atos antidemocráticos também foi objeto de investigação, resultando em diversos indiciamentos.

O deputado Rogério Correia ressaltou que a Procuradoria-Geral da República concorda com a tese central da CPMI, que aponta os atos antidemocráticos como uma tentativa de golpe de Estado. O grupo de parlamentares cobrou um prazo para a conclusão das investigações, porém, ainda não há uma data final definida.

Diante desse cenário, o trabalho da CPMI do 8 de Janeiro continua sendo fundamental para o avanço das investigações e para a garantia do Estado de Direito no Brasil. É importante ressaltar a relevância das informações obtidas pela comissão parlamentar e o impacto positivo que elas têm tido nas ações do Ministério Público e da Polícia Federal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo