Gato de 1,30 metro de São Paulo pode ser o maior do mundo; Guinness aguarda medição oficial em abril ou maio

O maior gato do mundo pode ter sido encontrado na cidade de Jaú, interior de São Paulo. O felino, chamado Xartrux, mede inacreditáveis 1,30 metro e pesa mais de 10 quilos, o que o coloca como um dos candidatos a deter o recorde de maior gato do mundo, de acordo com o Guinness Book.

Xartrux, um maine coon de seis anos de idade, é considerado o maior da sua raça, que já é conhecida por ser a maior do mundo. As fêmeas da raça chegam, em média, a 1 metro de comprimento, enquanto os machos podem chegar a 1,10 metro. Caso a medida do gato da cidade de Jaú seja confirmada oficialmente, ele superará o atual detentor do título de maior gato vivo, que também é um maine coon e mede 1,19 metro.

Os tutores do Xartrux, Márcia Oliveira e Jean Martins, já deram entrada no processo de registro do recorde em janeiro deste ano e aguardam a medição oficial, que deve ocorrer entre abril e maio. Uma equipe composta por um jornalista, um fotógrafo e um juiz estará presente para atestar o tamanho do animal e oficializar o recorde, se confirmado.

Márcia Oliveira, que luta contra um câncer de mama, destaca a importância do companheirismo dos animais, que foram fundamentais em sua recuperação. Os tutores, que também criam outras raças de gatos, iniciaram o trabalho de reprodução dos maine coon em 2013, sendo reconhecidos internacionalmente pela qualidade dos animais.

A história de Xartrux chamou a atenção não apenas pelo seu tamanho impressionante, mas também pela superação de desafios e pelo amor incondicional que os animais proporcionam aos seus tutores, tornando-se verdadeiros aliados em momentos difíceis. A expectativa é grande para a confirmação oficial do recorde do maior gato do mundo, o que certamente marcará a vida de Xartrux e de seus tutores para sempre.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo