4ª Conferência Nacional de Cultura: participação social destaca-se após mais de dez anos em evento histórico em Brasília

Após mais de uma década desde a última conferência nacional de cultura em dezembro de 2013, a quarta Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC) encerrou suas atividades na sexta-feira (8) e trouxe à tona a importância da participação social nas políticas públicas culturais. O encontro teve como resultado a aprovação de 30 propostas prioritárias que irão nortear o setor cultural no Brasil para a próxima década.

Realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, a conferência contou com a presença de quase cinco mil pessoas, entre delegados eleitos de todas as regiões do país, representantes de governos municipais, estaduais e federais, além de convidados da classe artística e da sociedade civil. Após cinco dias de intenso debate, análise e votações, o encontro foi bem avaliado pelos participantes.

Durante a plenária final, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, enfatizou o compromisso do atual governo com a democratização do debate nacional cultural, destacando que a conferência foi uma resistência em prol da democracia e da participação social. A presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Maria Marighella, ressaltou a importância da participação dos fazedores de cultura em suas próprias histórias.

O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, comemorou o momento histórico para a cultura brasileira, destacando que a conferência foi um divisor de águas na história do Ministério da Cultura. Além disso, representantes de diversos setores culturais, como o Hip-hop, povos indígenas, afro-brasileiros e mestres de culturas, ressaltaram a importância do evento para a valorização e reconhecimento de suas comunidades.

O encerramento da conferência contou com um show da cantora Daniela Mercury, proporcionando aos participantes um momento cultural e de celebração após dias intensos de debate e deliberações. A 4ª CNC reforçou a relevância da participação social na construção de políticas públicas culturais e marcou um passo importante para a promoção e preservação da diversidade cultural brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo