9,8 milhões de jovens brasileiros fora da escola: desafios e perspectivas para a educação básica no país

Segundo dados recentes, uma pesquisa realizada pelo Itaú Educação e Trabalho e pela Fundação Roberto Marinho revelou que no Brasil, aproximadamente 9,8 milhões de jovens entre 15 e 29 anos, o que corresponde a 19,9% da população nessa faixa etária, não concluíram a educação básica e não estão frequentando escolas. Esses dados são alarmantes e chamam a atenção para a situação educacional desses jovens.

De acordo com o levantamento, a maioria desses jovens vem de famílias com renda per capita de até um salário mínimo e sete em cada dez são negros. Além disso, a pesquisa aponta que 43% não terminaram o Ensino Fundamental, 22% completaram o Ensino Fundamental mas não iniciaram o Ensino Médio, e 35% têm o Ensino Médio incompleto.

Outro dado preocupante é que oito em cada dez jovens que estão fora da escola já estão nessa situação há mais de dois anos, com uma média de seis anos fora da escola. A maioria deles faz parte da força de trabalho, sendo que 69% estão ocupados, sendo a maioria na informalidade.

É importante destacar que 73% dos jovens afirmaram que pretendem concluir a educação básica, apontando a perspectiva de melhora da condição profissional como principal motivação. No entanto, a necessidade de trabalhar e a responsabilidade de cuidar da família foram apontadas como os principais motivos para os 27% que não pretendem concluir os estudos.

Diante desse cenário, a superintendente do Itaú Educação e Trabalho ressaltou a importância de fortalecer a educação profissional e tecnológica para que os jovens tenham uma formação adequada e alinhada às demandas do mercado de trabalho. Além disso, o Ministério da Educação anunciou a criação do programa Pé-de-Meia, com o objetivo de promover a permanência e a conclusão escolar de jovens matriculados no Ensino Médio público, visando democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social.

Esses dados reforçam a necessidade de investimento na educação e de políticas públicas que garantam oportunidades educacionais para todos os jovens, visando uma sociedade mais justa e igualitária.

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