Falta de cuidado do governo federal na transposição de servidores do ex-território do Amapá gera polêmica e críticas do senador Lucas Barreto.

Na tarde desta terça-feira (12), o senador Lucas Barreto (PSD-AP) fez duras críticas à demora do governo federal em concluir a transposição dos servidores do ex-território do Amapá para o quadro federal. Em seu pronunciamento, o parlamentar expressou preocupação com a divulgação recente de uma ata que incluiu os nomes de pessoas já falecidas, apontando a falta de cuidado na condução dos processos.

Durante sua fala, o senador não poupou críticas à Comissão Especial dos Ex-Territórios Federais de Rondônia, do Amapá e de Roraima, destacando a publicação de uma “ata fúnebre” que listou os nomes de 23 indivíduos já falecidos. Barreto ressaltou a improbabilidade de tantos casos de falecimento ocorrerem em um único documento, enfatizando a necessidade de priorizar os processos dos pensionistas vivos.

Além das críticas, o senador Barreto tomou uma ação concreta ao apresentar o Requerimento (RQS) 139/2024, solicitando informações à ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Ester Dweck, sobre os valores gastos com a transposição no ano de 2023 e a disponibilidade orçamentária para 2024. O parlamentar ainda ressaltou a gravidade da publicação das “atas fúnebres”, destacando que os pensionistas têm o direito de serem notificados para a habilitação processual.

Em um gesto de solidariedade, o senador dirigiu-se aos familiares dos 23 falecidos mencionados na ata, expressando seus sentimentos e disponibilidade para auxiliar na habilitação processual dos pensionistas. Barreto reiterou seu compromisso em continuar lutando incansavelmente pela efetivação do direito à transposição daqueles que ainda estão vivos.

Diante do cenário de morosidade e falta de cuidado nos processos de transposição, o senador Lucas Barreto busca não somente criticar, mas também agir em busca de respostas e soluções para os servidores do ex-território do Amapá. Este episódio reforça a importância de uma atuação política atenta e comprometida com os direitos dos cidadãos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo