Governo antecipa pagamento do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS em 2024, confira as datas!

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto nesta quarta-feira (13) que tem como objetivo antecipar o pagamento do abono anual a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida foi publicada no Diário Oficial da União e visa beneficiar os segurados e dependentes da Previdência Social.

Segundo o decreto, a primeira parcela do décimo terceiro salário será paga na folha de abril, enquanto a segunda parcela será paga na folha de maio. Dessa forma, os beneficiários do INSS terão acesso mais cedo ao abono anual, o que pode contribuir para o seu planejamento financeiro.

É importante ressaltar que têm direito ao benefício aqueles que, ao longo do ano de 2024, tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão. Caso haja a cessação programada do benefício antes de 31 de dezembro de 2024, será pago ao beneficiário o valor proporcional do abono anual.

Essa antecipação do abono anual demonstra a preocupação do governo em garantir o bem-estar e a segurança financeira dos aposentados e pensionistas do INSS. Além disso, a medida pode proporcionar um alívio financeiro a esses segurados, que muitas vezes dependem desse benefício para suprir suas necessidades básicas.

Portanto, a publicação desse decreto representa uma ação positiva por parte do governo, que busca facilitar o acesso dos aposentados e pensionistas do INSS ao décimo terceiro salário e, assim, contribuir para a melhoria da qualidade de vida desses beneficiários.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo