Ministra da Cultura coordena reunião do GT Cultura no G20 em busca de um mundo justo e sustentável

Nesta quarta-feira (13), a ministra da Cultura, Margareth Menezes, esteve à frente da reunião virtual do Grupo de Trabalho Cultura no G20, composto por 19 países membros, a União Africana e a União Europeia. Representantes de oito países convidados e 12 organizações internacionais também participaram do encontro. O Brasil atualmente ocupa a presidência rotativa do grupo e tem como lema para este mandato a frase “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”.

Ao longo de 2024, o Brasil definiu quatro eixos de ação prioritários para o GT de Cultura do G20: diversidade cultural e inclusão social; direitos autorais e ambiente digital; economia criativa e desenvolvimento sustentável; e preservação, salvaguarda e promoção do patrimônio cultural, tanto material quanto imaterial, e memória.

O objetivo do Grupo de Trabalho é fomentar discussões e ações que explorem o potencial transformador da cultura na sociedade, seu impacto na economia, desenvolvimento sustentável e inclusivo, bem como promover uma cultura de paz e harmonia entre os povos. Em seu discurso de abertura, a ministra Menezes ressaltou a importância da cultura e memória como fontes de sabedoria e conhecimento para avançar em questões sociais e ambientais.

Além disso, foi discutido no encontro os desafios relacionados à garantia de direitos autorais em ambientes digitais, especialmente com o uso de inteligência artificial. A ministra destacou a necessidade de melhorar o ambiente regulatório para os trabalhadores da cultura nesse contexto.

A próxima reunião do Grupo de Trabalho Cultura do G20 está agendada para os dias 28 e 29 de maio, em Brasília, e será presencial. O fórum pretende fortalecer o papel da cultura na promoção da igualdade em suas diversas dimensões e afirmar que a cultura pode contribuir para reverter as mudanças climáticas e promover a harmonia entre os povos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo