Ministra da Cultura coordena reunião virtual do Grupo de Trabalho Cultura no G20 para discutir ações prioritárias até 2024.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, presidiu nesta quarta-feira (13) uma importante reunião virtual do Grupo de Trabalho Cultura no G20, que reúne 19 países membros, além da União Africana e da União Europeia. O encontro também contou com a presença de representantes de oito países convidados e 12 organizações internacionais, mostrando a relevância e abrangência desse fórum.

O Brasil, atualmente na presidência rotativa do G20, definiu para o GT de Cultura quatro eixos de ação prioritários ao longo de 2024. São eles: diversidade cultural e inclusão social, direitos autorais e ambiente digital, economia criativa e desenvolvimento sustentável, e preservação, salvaguarda e promoção do patrimônio cultural material e imaterial, bem como da memória.

O principal objetivo do GT é fomentar discussões e ações que explorem o potencial transformador da cultura na sociedade, sua influência na economia e no desenvolvimento sustentável e inclusivo, além de promover uma cultura de paz e harmonia entre os povos.

Durante a reunião, a ministra destacou a importância da cultura e da memória como fontes de sabedoria e conhecimento, ressaltando a relevância de resgatar os valores humanos para uma convivência mais fraterna e harmoniosa. Além disso, foram abordados os desafios para garantir os direitos autorais em ambientes digitais, incluindo o uso de inteligência artificial.

A próxima reunião do GT Cultura do G20 será realizada presencialmente em Brasília, nos dias 28 e 29 de maio. Esses encontros mostram o comprometimento dos países membros em fortalecer o papel da cultura na promoção da igualdade, no desenvolvimento sustentável e na construção de um mundo mais justo e sustentável.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo