Profissão fonoaudióloga: a conquista diária de ajudar crianças atípicas a encontrarem suas vozes através do Fies.

A fonoaudióloga Luana Marques, de 33 anos, vive uma rotina repleta de desafios e emoções ao trabalhar com crianças e adolescentes em sua clínica localizada em Taguatinga (DF). Para ela, ver os pais se desmancharem em lágrimas de alegria ao ouvirem seus filhos pronunciando sílabas é motivo de satisfação e certeza de que escolheu a profissão certa.

Formada há dois anos, Luana revela que só conseguiu pagar sua faculdade de fonoaudiologia graças ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Essa possibilidade de acesso ao ensino superior por meio do Fies é o que está motivando muitos estudantes a buscarem a inscrição no programa esta semana.

Os interessados em se inscrever no Fies devem ficar atentos aos prazos e à documentação necessária, que devem ser entregues até a próxima sexta-feira (15). É importante que o estudante tenha participado do Enem e possua uma renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Neste ano, o Fies está disponibilizando um total de 112.168 vagas para financiamento de cursos superiores, sendo que 67.301 delas são destinadas ao processo seletivo do primeiro semestre. Uma novidade do edital é a reserva de vagas para o Fies Social, que destina metade das vagas para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.

Outra inovação é a possibilidade de os estudantes escolherem até três opções de cursos de diferentes áreas do conhecimento ao se inscreverem no Fies. Essa flexibilização visa abranger cursos com maior empregabilidade e média salarial, assim como cursos de licenciatura e pedagogia voltados à educação básica.

No caso de Luana, o Fies foi fundamental para que ela pudesse estudar fonoaudiologia e realizar seu sonho de ajudar outras pessoas. Ela se emociona ao lembrar que a mensalidade que antes custava R$ 1,7 mil foi reduzida a R$ 250 após sua aprovação no programa de financiamento estudantil.

Os resultados do Fies serão divulgados no dia 21 de março, e os pré-selecionados terão até o dia 26 do mesmo mês para complementarem suas inscrições. A lista de espera será divulgada de 28 de março a 30 de abril, dando a oportunidade a mais estudantes de realizarem o sonho do ensino superior.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo