Primeiro navio de ajuda humanitária chega a Gaza pelo novo corredor marítimo após sair do Chipre em direção às necessidades da população.

Nesta sexta-feira, o primeiro navio de ajuda humanitária destinado à Faixa de Gaza por um novo corredor marítimo foi avistado a partir da costa do território palestino. O navio pertencente à ONG espanhola ‘Open Arms’, que transporta aproximadamente 200 toneladas de alimentos, estava localizado a cinco quilômetros da costa, de acordo com informações do site Vessel Finder.

Os moradores de Gaza se reuniram na costa para testemunhar a chegada do navio, que era claramente visível a olho nu, como indicam imagens de vídeo e fotografias da Agence France-Presse (AFP). Essa missão humanitária partiu do porto de Larnaca, no Chipre, na última terça-feira, levando suprimentos como arroz, farinha e enlatados, fornecidos pela ONG World Central Kitchen (WCK), liderada pelo renomado chef espanhol José Andrés.

Estima-se que o carregamento seja suficiente para preparar quase 300 mil refeições. Antes de partir do Chipre, o navio foi submetido a inspeções pelas autoridades israelenses. No entanto, o horário exato de desembarque dos suprimentos ainda não foi confirmado pelas autoridades locais. Erin Gore, diretora geral da WCK, mencionou que a complexidade da operação pode ser afetada por diversos fatores, mas a equipe da ONG em Gaza já está trabalhando na construção de um cais flutuante para receber a ajuda.

Essa iniciativa representa um importante passo para auxiliar a população da Faixa de Gaza, que enfrenta desafios e escassez de recursos diariamente. A comunidade internacional e as organizações não-governamentais desempenham um papel crucial ao fornecer assistência humanitária e promover a solidariedade global em momentos de crise e necessidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo