Advogado preso por tentativa de feminicídio em Pernambuco será investigado pela OAB-PE após descumprir medida protetiva.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Pernambuco (OAB-PE) está prestes a iniciar um processo de apuração da conduta do advogado criminalista Eduardo Thomaz Comber Júnior, de 49 anos, que foi preso no último domingo (17) por descumprir uma medida protetiva e tentar matar a sua ex-companheira em Candeias, Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife.

O presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, afirmou que aguarda a documentação oficial sobre a autuação do advogado por parte da Justiça, delegado ou defesa da vítima para iniciar a análise do caso e abrir um processo disciplinar. Segundo ele, essa documentação será agregada a outros casos em andamento na OAB e pode resultar em penalidades que vão desde suspensão até a expulsão do profissional do quadro da Ordem.

Fernando Ribeiro Lins destacou que esse não é o primeiro episódio envolvendo o advogado, que já havia sido afastado anteriormente por um período de 90 dias devido a uma penalidade. O presidente da OAB-PE ressaltou que é fundamental que a documentação chegue à entidade para que o advogado tenha a oportunidade de prestar esclarecimentos e, a partir disso, as devidas medidas disciplinares sejam tomadas.

O caso que resultou na prisão de Eduardo Thomaz Comber Júnior envolveu a quebra de uma tornozeleira eletrônica, o descumprimento da medida protetiva contra a ex-esposa e uma tentativa de feminicídio. A vítima, uma mulher de 41 anos, foi agredida fisicamente e teve ajuda de vizinhos para se livrar do agressor.

Diante da gravidade dos fatos e das recorrências de violência por parte do advogado, a OAB-PE está atenta a esse caso para garantir a punição adequada e a proteção das vítimas de violência doméstica. É fundamental que o sistema de justiça atue de forma eficaz para evitar novos episódios de violência contra as mulheres e garantir a integridade e segurança de todos os cidadãos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo