Comissão da Alepe solicita cronograma de convocação de concursados da educação em Pernambuco em audiência pública.

Nesta última segunda-feira (18), a Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco realizou uma importante audiência pública para discutir a convocação dos professores, analistas e assistentes administrativos aprovados no concurso público da Secretaria de Educação e Esportes que aguardam na lista de espera. Diversos representantes estiveram presentes, como o presidente do colegiado, deputado estadual Waldemar Borges, os deputados William Brígido, Dani Portela, Renato Antunes, além de representantes das categorias envolvidas, da Secretaria Estadual de Educação e Cultura e do Ministério Público de Pernambuco.

Durante as discussões, ficou evidente a necessidade de estabelecer um cronograma para a convocação dos aprovados nos concursos. O deputado Waldemar Borges propôs a criação de uma comissão com membros de todas as categorias em conjunto com a Secretaria de Educação, a fim de definir esse planejamento. O objetivo é pressionar o Governo do Estado para resolver essa questão e fazer com que as convocações aconteçam de forma transparente e ágil.

Os representantes dos assistentes administrativos e analistas destacaram a falta de diálogo com o Governo e defenderam a importância de um cronograma claro de convocação. Já o representante dos professores ressaltou a precarização e desvalorização da carreira docente no estado.

O gerente geral de Gestão de Pessoas da Secretaria de Educação apresentou números importantes, informando que já foram realizadas cinco nomeações, totalizando 3.591 professores efetivados e 812 analistas e assistentes convocados. Atualmente, há 15.743 professores contratados por tempo determinado e 20.637 efetivos, além de 353 contratados e 3.631 estatutários entre os analistas e assistentes. O secretário executivo de Administração e Finanças da Secretaria de Educação enfatizou a intenção da governadora de convocar todos os aprovados, mas ressaltou a importância de agir com prudência e responsabilidade.

A representante do Sintepe, Cíntia Sales, levantou uma preocupação com base nos dados do CNTE, indicando que apenas 37% dos professores em Pernambuco são efetivos. A luta pela valorização da carreira docente e o aumento do número de efetivos foram pontos reforçados durante a audiência.

Portanto, as discussões realizadas durante a audiência pública promovida pela Comissão de Educação e Cultura da Alepe evidenciaram a importância de estabelecer um cronograma claro e transparente para a convocação dos aprovados nos concursos, visando fortalecer a educação em Pernambuco e valorizar os profissionais da área.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo