Distrito Federal inicia vacinação contra gripe com 100,5 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde. Confira locais e grupos prioritários.

O Distrito Federal iniciou nesta terça-feira (19) a campanha de vacinação contra a gripe, sendo a primeira unidade federativa a dar início à imunização este ano. De acordo com informações da Secretaria de Saúde, serão disponibilizados 125 pontos de vacinação em todo o Distrito Federal, incluindo a Rodoviária do Plano Piloto.

A antecipação da campanha de vacinação tem como objetivo imunizar o maior número de pessoas possível, considerando o aumento da circulação dos vírus no país. O Distrito Federal recebeu um total de 100,5 mil doses do lote inicial enviado pelo Ministério da Saúde para essa finalidade.

A vacinação contra a gripe no Distrito Federal será direcionada aos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que incluem idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, população privada de liberdade, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, professores, profissionais de saúde, profissionais das forças de segurança, militares das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores portuários, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e funcionários do sistema prisional.

É importante ressaltar que, mesmo aquelas pessoas que já foram vacinadas em anos anteriores, devem receber a vacina este ano. Ao comparecer a um ponto de vacinação, é necessário apresentar documento de identificação e a caderneta de vacinação.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe foi antecipada este ano pelo Ministério da Saúde devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios. A vacinação previne contra os vírus que costumam circular nos meses de maio, junho e julho, oferecendo proteção contra os principais vírus em circulação no Brasil.

A estimativa é que 75 milhões de pessoas em todo o país sejam imunizadas, com a dose trivalente que protege contra três tipos de cepas combinadas. A vacina contra a gripe pode ser administrada juntamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo