Fugitivo da ‘Barbárie de Queimadas’ é preso no Rio de Janeiro após três anos em fuga da prisão em João Pessoa

Na terça-feira, 19, as autoridades da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) da Paraíba realizaram a prisão de Eduardo dos Santos, o mentor de um estupro coletivo conhecido como ‘Barbárie de Queimadas’. Santos era considerado foragido há três anos, desde sua fuga da Penitenciária de Segurança Máxima Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes, em João Pessoa. Ele foi localizado em uma residência na cidade de Rio das Ostras, no Rio de Janeiro.

O episódio ocorrido em fevereiro de 2012 marcou a vida de cinco mulheres que foram vítimas do estupro coletivo promovido por Santos e seus comparsas durante uma festa de aniversário que terminou em tragédia. Dois dos cinco estupros resultaram em mortes, o que levou à condenação de Santos e de outros seis acusados em um julgamento realizado em 2014.

Os demais envolvidos receberam penas que variavam entre 26 e 44 anos de prisão, enquanto Santos foi sentenciado a 108 anos e dois meses de reclusão por homicídio, estupro, formação de quadrilha, cárcere privado, corrupção de menores, porte ilegal de arma e lesão corporal. A fuga do mentor em 2020 fez com que ele se tornasse um foragido da justiça até sua captura nesta semana.

O delegado-geral da Polícia Civil, André Rabelo, destacou a importância da prisão de Santos como uma “questão de honra” para a instituição, que celebrou a localização do acusado durante o mês das mulheres. A operação que resultou na captura de Santos contou com o apoio da Polícia Civil do Rio de Janeiro e foi elogiada pelo agente por seu trabalho incansável e determinação.

A captura de Eduardo dos Santos, após três anos de permanência como fugitivo, coloca um ponto final em uma busca incessante que mobilizou as autoridades e reforça a importância da justiça para as vítimas e suas famílias. A prisão de um criminoso tão perigoso como Santos é um marco na crônica policial da Paraíba e um alívio para a sociedade que clama por segurança e justiça.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo