Ministério do Meio Ambiente inicia cadastramento de cooperativas de reciclagem para inserção no Sistema Nacional de Informações sobre Resíduos Sólidos

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima anunciou que será iniciado o cadastramento de cooperativas e associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis no Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir). Essa medida tem como principal objetivo viabilizar a contratação e o pagamento do serviço ambiental pelo Poder Público, além de inserir esses profissionais no sistema de logística reversa.

Uma Portaria publicada no Diário Oficial da União estabeleceu critérios para que os grupos de trabalhadores estejam habilitados a realizar o cadastro. A partir do dia 28, o Sinir disponibilizará o módulo Catadores para que as entidades possam se cadastrar. Para ter acesso a esse serviço, as entidades precisam atender a requisitos como possuir Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), ter infraestrutura para realizar a triagem, apresentar estatuto social, comprovar o sistema de rateio dos lucros entre os cooperados ou associados, e ser majoritariamente compostas por catadoras e catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis.

Esse cadastramento garantirá às entidades um documento de habilitação exigido por programas como o Coleta Seletiva Cidadã, que visa a separação dos resíduos reutilizáveis e recicláveis dos órgãos e entidades da administração pública federal. A habilitação terá validade de três anos e precisará ser renovada pelo Sinir, com o reenvio de documentos e atualização de informações após esse período.

Essa iniciativa está alinhada com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, prevista na Lei 12.305/2010, que abrange os serviços de coleta seletiva, transporte, triagem, tratamento, reciclagem, compostagem e destinação adequada dos resíduos sólidos em todo o território nacional. Com essa medida, espera-se promover a inclusão dos catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis no sistema de gestão de resíduos sólidos do país, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a sustentabilidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo