Prefeitura do Rio de Janeiro proíbe venda de alimentos e bebidas em recipientes de vidro na faixa de areia das praias cariocas.

A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta quarta-feira (20) uma nova medida para garantir a segurança e preservação das praias cariocas. A partir de agora, está proibida a comercialização de alimentos e bebidas em recipientes de vidro na faixa de areia, conforme decreto publicado no Diário Oficial do Município e assinado pelo prefeito Eduardo Paes.

A justificativa para a restrição se baseia no potencial de risco que os recipientes de vidro representam, podendo causar lesões físicas às pessoas, além de contribuir para a poluição do meio ambiente sem um tempo de degradação determinado. Com isso, a proibição se estende também aos quiosques e demais estabelecimentos comerciais localizados na orla das praias, que continuam autorizados a utilizar alimentos e bebidas em recipientes de vidro em suas atividades, mas não podem servir os clientes nesses recipientes.

Além disso, a prefeitura também restringiu a entrega de bebidas e alimentos em recipientes de vidro na faixa de areia da praia e em um raio de 50 metros do local. No entanto, as entregas para quiosques, estabelecimentos comerciais e residências à beira-mar estão permitidas, desde que não envolvam o uso de recipientes de vidro.

Essa medida demonstra a preocupação da gestão municipal em manter a qualidade e a segurança das praias, que são um dos principais atrativos turísticos da cidade. Com praias renomadas como Copacabana e Ipanema, o Rio de Janeiro recebe anualmente milhões de visitantes, tanto do Brasil quanto do exterior, que desfrutam das belezas naturais e da infraestrutura oferecida ao longo da orla.

A proibição dos recipientes de vidro nas praias cariocas segue ações de conscientização e preservação ambiental adotadas em diversas localidades ao redor do mundo, reforçando o compromisso da prefeitura do Rio de Janeiro com a sustentabilidade e a segurança dos frequentadores das praias da cidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo