Criado pela professora Juliana Di Paula no ano de 2022, o projeto envolve mais de 120 estudantes, sendo 25 deles atuando como monitoras. O objetivo principal é promover a inclusão por meio do ensino da Língua Brasileira de Sinais no ambiente escolar. Além do ensino básico de Libras, as aulas também englobam a musicalização dos alunos. Um grupo cultural foi formado a partir do projeto, realizando apresentações em diversos eventos e contribuindo para a valorização da cultura surda.
O Prêmio Educador Transformador tem como missão reconhecer e divulgar projetos e educadores que se destacam por sua capacidade de transformar a educação. São valorizadas iniciativas que mobilizam os estudantes em escolas públicas ou privadas, buscando soluções para problemas reais da vida e preparando os alunos para um futuro mais inclusivo e harmonioso.
O impacto do projeto “Libras na Escola” vai muito além das salas de aula. Ao promover a inclusão e a valorização da cultura surda, o projeto abre caminho para uma sociedade mais justa e igualitária, onde as diferenças são respeitadas e celebradas. Com o reconhecimento na Etapa Estadual do Prêmio Educador Transformador, a equipe por trás do projeto tem o seu trabalho árduo e dedicado reconhecido e celebrado, inspirando educadores de todo o país a continuarem inovando e transformando a educação.