Falta de cuidado com a água preocupa 73% dos brasileiros, aponta pesquisa da TNC Brasil divulgada no Dia Mundial da Água.

Em uma pesquisa realizada pela The Nature Conservancy (TNC) Brasil, foi revelado que a maioria dos brasileiros tem uma visão negativa sobre o cuidado da água disponível no país. Segundo o estudo divulgado nesta sexta-feira (22), que coincide com o Dia Mundial da Água, 73% dos entrevistados consideram a água um recurso natural muito utilizado e pouco cuidado.

A pesquisa intitulada A Percepção dos Brasileiros sobre Segurança Hídrica, conduzida pela The Nature Conservancy Brasil com o apoio técnico do Instituto Ipsos, aponta que 58% da população do país está extremamente preocupada com a escassez de água. O consumo excessivo e desperdício são apontados por 27% dos entrevistados como os principais fatores para a falta de água, seguidos pelas mudanças climáticas com 21%.

Além disso, a pesquisa revelou que as pessoas menos escolarizadas tendem a atribuir a falta de água à escassez de chuvas, enquanto as mais escolarizadas valorizam a importância da gestão adequada dos recursos hídricos. De acordo com o levantamento, 68% da população acredita que a principal medida a ser adotada pelas empresas para proteger as nascentes e bacias hidrográficas é evitar o desperdício.

O estudo teve como objetivo destacar a compreensão da população brasileira sobre a importância da conservação da natureza para garantir a proteção das nascentes e dos rios, promovendo assim a segurança hídrica, o desenvolvimento econômico e o bem-estar social.

Além disso, a pesquisa apontou que os brasileiros classificam o meio ambiente como uma questão prioritária, sendo os eventos climáticos extremos relacionados à água, como secas e enchentes, a principal preocupação para 83% dos entrevistados. A recuperação florestal foi indicada por 45% das pessoas entrevistadas como a medida mais eficaz para garantir a segurança das águas, seguida pela fiscalização das leis (53%) e programas de educação ambiental (50%).

Por fim, a gestão integrada dos recursos hídricos entre governos, sociedade civil e empresas foi apontada por 43% dos entrevistados como a principal medida para garantir a segurança hídrica. No entanto, a pesquisa revelou que 70% da população nunca ouviu falar sobre os comitês de Bacia Hidrográfica, apesar de sua importância na gestão da qualidade da água.

Portanto, os resultados da pesquisa destacam a necessidade de conscientização e ação para proteger a água e garantir a segurança hídrica no Brasil. A colaboração entre diferentes setores da sociedade é essencial para o desenvolvimento de soluções eficazes e sustentáveis para a gestão dos recursos hídricos no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo