Fundarpe reafirma interesse em realizar Festival de Inverno em Garanhuns e aguarda posição da prefeitura até dia 25 de março

A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) confirmou, em um comunicado enviado à Prefeitura de Garanhuns, o seu compromisso em realizar a trigésima-segunda edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) neste ano. O evento contará com um orçamento garantido, processos licitatórios em andamento, editais em fase de conclusão, ampliação de datas, curadoria de tema e a disposição para arcar com as despesas das atrações já divulgadas pela prefeitura.

Durante o mês de março, foram realizadas três reuniões para discutir detalhes do festival, envolvendo representantes do Estado e do Município. Em um dos encontros, as equipes técnicas da Fundarpe e da Secretaria de Cultura de Garanhuns apresentaram as ações que vinham sendo desenvolvidas por ambas as partes. Em uma reunião mais recente, o Governo apresentou um Acordo de Cooperação Técnica para viabilizar a realização do FIG 2024, seguindo o padrão adotado em edições passadas.

No entanto, no dia 18, a prefeitura propôs alterações no Acordo de Cooperação Técnica que poderiam inviabilizar a participação do Estado no evento, além de exigir a anuência prévia do município em todas as ações realizadas pelo Governo. Diante disso, a Fundarpe solicitou que a prefeitura se manifeste até o dia 25 de março sobre a revisão da proposta anteriormente enviada.

Segundo o comunicado da Fundarpe, as mudanças propostas pela prefeitura tornam impossível a realização do Festival de Inverno de Garanhuns pelo Governo de Pernambuco, uma vez que descaracterizam o formato consolidado do evento. Mesmo com um orçamento inicial previsto de apenas R$ 6 milhões, o Governo de Pernambuco destinou um total de R$ 15 milhões para garantir a realização do FIG, reconhecendo a importância do festival como um patrimônio cultural do estado.

Diante do impasse entre as partes, a expectativa agora é pela resposta da prefeitura de Garanhuns e pela possível resolução dos conflitos para que o Festival de Inverno de Garanhuns possa acontecer conforme planejado. A população local e os amantes da cultura aguardam ansiosos pela confirmação da realização do evento que já se tornou uma tradição na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo