Temporais causam mortes e prejuízos no Sudeste: bolsa família antecipada para famílias afetadas

Os municípios da região Sudeste do Brasil estão enfrentando uma situação de calamidade devido aos temporais que atingiram diversas cidades na sexta-feira (22) e que estão previstos para continuar até o domingo (24). Em face dessa situação emergencial, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou que os municípios que decretarem emergência podem solicitar a antecipação do pagamento do programa Bolsa Família, visando garantir a transferência de renda para as famílias afetadas com maior rapidez.

Representantes de 90 cidades em estado de maior risco foram informados sobre essa possibilidade em uma reunião realizada na sexta-feira. Além da antecipação do Bolsa Família, outra ação apresentada foi a entrega de cestas de alimentos para as famílias afetadas, com o intuito de complementar o auxílio financeiro e assegurar a segurança alimentar durante esse período de emergência.

As áreas classificadas como de “grande perigo” estão localizadas principalmente no litoral norte de São Paulo, região serrana, norte e entorno da capital do Rio de Janeiro, Zona da Mata e sul de Minas Gerais, além da região sul do Espírito Santo. No Rio de Janeiro, pelo menos sete pessoas já perderam suas vidas em decorrência das fortes chuvas, enquanto no Espírito Santo, 1,2 mil pessoas já estão desalojadas, de acordo com o boletim da Defesa Civil Estadual.

Diante desse cenário preocupante, mais de 250 pessoas dos quatro estados afetados se reuniram em busca de soluções para minimizar os impactos das chuvas. Além da antecipação do Bolsa Família, outras medidas de apoio foram anunciadas, como a entrega de kits de medicamentos e técnicos para acompanhamento dos sistemas de saúde locais, o que será essencial para garantir a assistência adequada às vítimas nesse momento.

O Ministério da Saúde informou que cada kit de medicamentos e insumos será capaz de atender a 1,5 mil pessoas durante um mês. Além disso, o auxílio federal também inclui o envio de equipe especializada para auxiliar nos trabalhos de resgate e assistência das vítimas. A prioridade agora é oferecer suporte a essas famílias que estão sendo duramente afetadas pelas chuvas e garantir que tenham acesso a todo o apoio necessário para superar esse momento de crise.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo