Campanha de vacinação contra a gripe é antecipada e começa nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Inicia hoje a campanha de vacinação contra a gripe em diversas regiões do Brasil. Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul estão se preparando para imunizar os grupos de risco da doença, como crianças menores de 6 anos, idosos acima de 60 anos, gestantes, puérperas, profissionais de saúde, professores e indígenas, entre outros.

Tradicionalmente realizada entre abril e maio, a vacinação foi antecipada este ano devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país. As doses já foram distribuídas e algumas cidades, como São Paulo, já começaram a vacinar na última sexta-feira. O Rio de Janeiro, Santa Catarina e Distrito Federal também deram início à aplicação.

Uma mudança na estratégia de vacinação foi vista na região Norte, onde o governo federal optou por imunizar a população entre novembro e dezembro de 2023, levando em consideração as particularidades climáticas locais.

O aumento de casos de gripe entre idosos preocupa as autoridades de saúde, especialmente em meio à pandemia de Covid-19 e à ocorrência do VSR em crianças. De acordo com a Fiocruz, há um aumento significativo de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em todo o território nacional.

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, ressaltou a importância da antecipação da campanha de vacinação para proteger a população. Além disso, o pesquisador Marcelo Gomes, da Fiocruz, alertou para a circulação do VSR em crianças menores de dois anos, que tem gerado um aumento expressivo de casos de SRAG, superando a Covid-19.

Diante desse cenário epidemiológico desafiador, a vacinação contra a gripe se torna ainda mais crucial para proteger a população e evitar sobrecarregar o sistema de saúde. É essencial que os grupos de risco busquem a imunização o quanto antes, seguindo as orientações das autoridades de saúde.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo