Pernambuco registra 12.623 casos prováveis de dengue, com 827 confirmações e 10 casos graves notificados pela SES-PE em novo informe epidemiológico.

Pernambuco enfrenta um grave problema de saúde pública com a alta incidência de casos de dengue. De acordo com o mais recente Informe Epidemiológico de Arboviroses divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o estado contabiliza 12.623 casos prováveis da doença, dos quais 827 já foram confirmados.

Além disso, a SES-PE também notificou dez casos graves de dengue até o momento. A incidência é de 139,3 casos prováveis por 100 mil habitantes, um aumento significativo de 522,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Mulheres na faixa etária de 20 a 29 anos foram as mais afetadas pela dengue em Pernambuco. O estado também registrou 2.395 casos prováveis de Chikungunya, com 163 confirmações, e investiga 247 casos prováveis de Zika, sendo 46 em mulheres grávidas, sem confirmações até o momento.

Diante desse cenário preocupante, a SES-PE realizou uma reunião de alinhamento com diretores de hospitais regionais e Unidades de Pronto Atendimento para intensificar o acompanhamento dos dados relacionados às arboviroses. A secretária-executiva de Vigilância em Saúde e Atenção Primária, Verônica Cisneiros, ressaltou a importância de manter as notificações atualizadas para embasar as decisões de saúde pública de forma estratégica e oportuna.

Durante o encontro, foram apresentadas as iniciativas do Plano de Enfrentamento das arboviroses e realizadas capacitações para o manejo clínico dos casos. O diretor de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador, Eduardo Bezerra, destacou a importância dos hospitais e UPAs no combate às arboviroses e na identificação de casos graves.

É fundamental que medidas eficazes sejam adotadas para controlar a propagação dessas doenças no estado e proteger a população de Pernambuco. O monitoramento contínuo, a atualização de dados e a capacitação de profissionais de saúde são essenciais para o enfrentamento desses desafios de saúde pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo