Tragédia em Baltimore: Busca por desaparecidos suspensa após queda de ponte em porto movimentado dos EUA

Na última terça-feira (26), uma tragédia abalou Baltimore, nos Estados Unidos, quando uma ponte desabou após a colisão de um navio porta-contêineres. Seis trabalhadores que estavam realizando reparos na estrutura são considerados desaparecidos e, infelizmente, as autoridades acreditam que não sobreviveram.

Os trabalhos de busca foram suspensos devido às condições desfavoráveis, como a baixa temperatura da água do rio Patapsco, onde a ponte Francis Scott Key desabou. As vítimas incluem dois trabalhadores guatemaltecos, de 26 e 35 anos, conforme informações da chancelaria do país centro-americano.

Imagens de câmeras de vigilância revelaram o momento do impacto do navio contra um dos pilares da ponte, levando à queda de parte da estrutura de aço, construída em 1977. O governador do estado de Maryland, Wes Moore, destacou a ação heroica dos trabalhadores ao emitirem um chamado de emergência que permitiu salvar vidas.

No entanto, uma pessoa foi levada ao hospital em estado grave, enquanto outra saiu ilesa do acidente. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, classificou o ocorrido como um “terrível acidente” e prometeu reconstruir a infraestrutura danificada, embora tenha ressaltado que isso demandará tempo.

O porto de Baltimore, um dos mais movimentados da costa leste dos EUA, ficou impactado pela tragédia, que interrompeu temporariamente o tráfego marítimo na região. A navio envolvido no acidente, pertencente à companhia de navegação Synergy Group e fretado pela Maersk, levava carga com destino ao Sri Lanka.

Uma investigação mais aprofundada será realizada para apurar as circunstâncias que levaram à colisão e consequente desabamento da ponte. Especialistas destacam a necessidade de apurar responsabilidades e ressarcir eventuais danos causados pelo acidente.

O trágico incidente em Baltimore acende um alerta para a importância da manutenção da infraestrutura de pontes e viadutos, visando garantir a segurança de trabalhadores e cidadãos em geral. A comunidade internacional lamenta a perda das vidas e espera que medidas sejam tomadas para evitar que tragédias como essa se repitam no futuro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo