Suplementos da Kobayashi Pharmaceutical suspeitos de causar mortes relacionadas a problemas renais levantam preocupações no Japão

A empresa farmacêutica japonesa Kobayashi Pharmaceutical está no centro de uma polêmica envolvendo seus suplementos alimentares para redução do colesterol. Nesta quinta-feira (28), a empresa comunicou mais duas mortes potencialmente relacionadas aos seus produtos, que foram retirados do mercado devido a suspeitas de causarem efeitos adversos na saúde.

O caso tem gerado preocupação entre as autoridades japonesas, que agora investigam quatro mortes e mais de 100 hospitalizações suspeitas de estarem relacionadas aos suplementos. As duas novas mortes foram relatadas por pessoas que tomaram o suplemento “Choleste help”, sendo que pelo menos uma delas faleceu devido a um quadro de insuficiência renal.

Na semana passada, a Kobayashi Pharmaceutical retirou do mercado o “Beni Koji Choleste Help” e outras duas marcas de suplementos que continham o ingrediente arroz fermentado vermelho, após receber queixas de problemas renais de clientes. Estudos médicos descrevem esse ingrediente como um meio de reduzir o colesterol, mas também alertam para possíveis danos nos músculos, rins ou fígado.

Várias empresas japonesas e taiwanesas foram fornecidas com esse ingrediente pela Kobayashi Pharmaceutical e também anunciaram o recolhimento de produtos afetados. O ministro da Saúde do Japão, Keizo Takemi, solicitou informações à empresa de forma urgente e ordenou que autoridades locais obtivessem mais informações sobre os danos à saúde.

Uma análise revelou que os produtos da Kobayashi Pharmaceutical possivelmente continham ingredientes impróprios, mas não encontrou nenhuma citrinina produzida pelo arroz fermentado vermelho, uma substância tóxica conhecida. Pesquisas já haviam demonstrado preocupação com produtos contendo níveis elevados de monacolina K, substância associada a possíveis efeitos colaterais nos rins, músculos e fígado.

Assim, a situação envolvendo os suplementos alimentares da Kobayashi Pharmaceutical tem sido motivo de atenção e preocupação no Japão, levando as autoridades e consumidores a questionarem a segurança desses produtos. Medidas estão sendo adotadas para esclarecer a situação e evitar mais danos à saúde dos consumidores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo