Manifestantes pró-palestinos exigem cessar-fogo em Londres, em protesto contra a situação em Gaza e em apoio à Campanha de Solidariedade à Palestina.

Milhares de manifestantes pró-palestinos se reuniram em Londres neste sábado em um movimento que busca exigir um cessar-fogo em Gaza e o fornecimento de mais ajuda ao território devastado pela guerra. A concentração foi organizada pela Campanha de Solidariedade à Palestina e teve início na Russell Square, no centro da cidade, antes de seguir para a Trafalgar Square, onde os manifestantes se reuniram durante a tarde.

O evento contou com a presença de manifestantes contrários, mas em menor número, que mostravam apoio a Israel, com fileiras de policiais separando os dois grupos. Desde o início da resposta militar de Israel ao ataque do Hamas em outubro, Londres tem sido palco de diversos protestos pró-palestinos, bem como contramanifestações pró-Israel, embora em menor escala.

No entanto, as manifestações pró-palestinos geram polêmica e críticas, com alguns legisladores do Partido Conservador classificando-os como “marchas do ódio”. A polícia realizou várias detenções durante o evento, devido a cânticos antissemitas, exibição de material proibido e agressão às equipes de emergência.

Apesar disso, os organizadores argumentam que estão exercendo seus direitos democráticos e que os infratores são minoria entre os milhares de participantes. Um dos organizadores, Ben Jamal, afirmou em uma entrevista à Sky News que a intenção dos manifestantes é obter um cessar-fogo permanente e liberar mais ajuda para os palestinos em Gaza.

Os protestos continuam a acontecer em Londres e a mobilização da população em prol da causa palestina é uma demonstração da preocupação e solidariedade com o povo afetado pela guerra. A polêmica em torno desses eventos mostra as tensões existentes na região e a complexidade das relações entre Israel e Palestina.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo