Ex-deputada Almerinda Filgueiras de Carvalho é presa pela Polícia Federal por envolvimento na Máfia das Ambulâncias em operação realizada em São João de Meriti.

Na manhã desta segunda-feira (1º), a Polícia Federal efetuou a prisão da ex-deputada federal Almerinda Filgueiras de Carvalho, de 72 anos, que estava foragida da Justiça. A ação policial foi realizada com base em investigações que remontam ao ano de 2006, durante a Operação Sanguessuga, também conhecida como Máfia das Ambulâncias. Esse caso ficou marcado pela desarticulação de um grupo criminoso composto por parlamentares e empresários que estavam envolvidos em fraudes em licitações para a compra de ambulâncias em municípios de pelo menos 20 estados brasileiros.

Carvalho foi condenada pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, recebendo uma pena de nove anos de reclusão. Atualmente, a ex-deputada ocupava o cargo de secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial na prefeitura de São João de Meriti, localizada na Baixada Fluminense. A prisão aconteceu no próprio local de trabalho de Carvalho, de acordo com informações da Polícia Federal.

Após a formalização da prisão, a ex-deputada foi encaminhada à Delegacia de Polícia Federal em Nova Iguaçu, onde serão realizados os procedimentos legais. Em seguida, ela passará por exames de corpo de delito no Instituto Médico Legal e será transferida para o sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da Justiça, conforme divulgado pela PF.

O caso de Almerinda Filgueiras de Carvalho repercutiu na imprensa devido à sua participação em um esquema de corrupção que causou danos aos cofres públicos e comprometeu a qualidade dos serviços de saúde prestados à população. A prisão da ex-deputada sinaliza um avanço no combate à corrupção e na punição de envolvidos em esquemas ilícitos no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo