Leilão do Edifício Holiday em Boa Viagem, Recife, tem data marcada após anos de trâmite judicial

Após anos de trâmite, o aguardado leilão do Edifício Holiday, localizado no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, finalmente tem data marcada para acontecer. Segundo informações do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), os dias 22 e 23 de maio foram definidos para que esse desfecho tão esperado se concretize.

O presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto, que está assumindo temporariamente a Prefeitura do Recife, confirmou a data do leilão. Ele destacou a importância de resolver essa situação, pois as pessoas que residiam no Edifício Holiday estão há quase cinco anos sem suas casas, vivendo de favor ou de aluguel. O desembargador enfatizou que conversou com o juiz do caso para que determinasse uma data e que o edifício seja alienado por um valor justo, visando dividir posteriormente essa quantia entre os antigos moradores do local.

O leilão estava inicialmente marcado para os dias 28 de março e 25 de abril, porém, devido à troca do magistrado encarregado do caso, a decisão foi adiada. Agora, com a data oficial definida, a expectativa é de que todo o processo seja finalizado até o meio do ano.

Antes do certame, o Edifício Holiday passará por uma avaliação no dia 13 deste mês e o laudo da vistoria será divulgado no dia 22 de abril. Já a última fase antes do leilão ocorrer vai até o dia 8 de maio, quando se encerra o prazo de impugnação.

O desembargador destacou que há grandes chances de o Edifício Holiday não ser demolido, pois existem propostas para utilizar o modelo Retrofit, que consiste em conservar a estrutura original do edifício. Isso resolveria a situação dos ex-moradores e traria benefícios para o bairro de Boa Viagem.

Construído em 1956, o Edifício Holiday foi evacuado em 2019 devido a riscos estruturais. Com mais de 3 mil moradores, parte dos proprietários de 476 apartamentos foi identificada para ser compensada. O edifício apresentava diversos danos estruturais ao longo dos anos, como ligações elétricas clandestinas que representavam alto risco de explosão.

Com a realização do leilão nos próximos meses, a expectativa é de que o desfecho dessa longa novela envolvendo o Edifício Holiday traga alívio e justiça para os antigos moradores, além de proporcionar benefícios para a comunidade local.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo