Brasileiros se destacam no atletismo internacional com índices olímpicos e recordes históricos em preparação para Paris 2024.

O atletismo brasileiro teve um fim de semana de destaque na corrida olímpica em direção a Paris 2024. O jovem cearense Matheus Lima surpreendeu ao completar a prova dos 400 metros com barreiras em 48s55, abaixo do índice olímpico exigido de 48s70. Com apenas 20 anos, Matheus se tornou o segundo brasileiro a obter o índice olímpico em duas provas de atletismo, empatando com Alison dos Santos, conhecido como Piu, medalhista mundial em 2022 e bronze nas Olimpíadas de Tóquio 2020.

A conquista de Matheus Lima ocorreu durante a semifinal do Troféu Adhemar Ferreira da Silva, em Bragança Paulista (SP), em um sábado repleto de emoções. Ao garantir o índice, Matheus deu um passo importante para sua classificação para os Jogos Olímpicos de Paris, que podem ser obtidos através da conquista do índice olímpico ou pela pontuação no ranking da World Athletics até 30 de junho.

Outro destaque do final de semana foi Wellington Silva Morais, o Maranhão, que venceu a prova de arremesso de peso com a marca de 21.01 metros, ficando próximo do índice olímpico de 21.50m. A performance de Maranhão foi a segunda melhor já registrada no Brasil, ficando atrás apenas do recorde sul-americano estabelecido por Darlan Romani, que também já está classificado para os Jogos Olímpicos de Paris com sua marca de 22,61m.

Além disso, os velocistas brasileiros se sobressaíram no Hurricane Alumni Invitational, na Flórida, conquistando vitória no revezamento 4 x 100m com o tempo de 39s08. Destaque para a equipe formada por Rodrigo do Nascimento, Renan Gallina, Erik Cardoso e Paulo André Camilo. Nas provas individuais, Paulo André e Gabriel Garcia conquistaram medalhas de prata nos 100m rasos e nos 200m rasos, respectivamente.

Com 183 vagas já garantidas para os Jogos Olímpicos de Paris, sendo 14 delas no atletismo, o Brasil mostra sua força e determinação na busca por mais conquistas e representações olímpicas em 2024.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo