Geração de Deepfakes em Escolas dos EUA: Estudantes Utilizam IA para Criar Nudes Falsos de Colegas de Classe

Em 2022, as escolas de todo o mundo foram surpreendidas por um fenômeno inesperado: a subita popularidade dos chatbots alimentados por inteligencia artificial (IA), como o ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI. A princípio, os educadores estavam preocupados com possíveis casos de cola e plágio envolvendo os alunos, porém, algo muito mais alarmante começou a assolar as comunidades escolares nos Estados Unidos: a geração de nudes falsos por meio de IA.

Meninos em diversos estados americanos têm se aproveitado de aplicativos de IA disponíveis para criar imagens não consensuais de suas colegas de classe a partir de fotos reais das jovens. Essas imagens, conhecidas como “deepfakes” ou “deepnudes”, são compartilhadas em ambientes escolares e em redes sociais online, causando danos psicológicos, de reputação e de segurança física para as meninas envolvidas.

A exploração sexual infantil é um problema grave e as autoridades estão atentas para coibir o compartilhamento de material de abuso sexual gerado por computador. No entanto, a novidade do uso de IA por estudantes deixou muitos distritos escolares nos EUA despreparados para lidar com essas situações, tornando o ambiente escolar ainda mais inseguro para as alunas.

Alguns casos emblemáticos ilustram a falta de preparo das escolas para lidar com esse novo tipo de bullying. Em Westfield, no estado de Nova Jersey, meninas alertaram a direção da escola sobre a criação e compartilhamento de deepfakes de suas imagens, porém o distrito pouco fez para abordar publicamente o problema ou atualizar suas políticas para evitar casos futuros.

Já na Beverly Vista Middle School, em Beverly Hills, Califórnia, a direção tomou medidas firmes ao descobrir a criação de imagens explícitas por IA pelos alunos, resultando na expulsão de cinco estudantes. O superintendente do distrito enfatizou a importância de agir rapidamente para garantir a segurança emocional dos alunos diante do abuso de IA nas escolas.

É urgente que as escolas, juntamente com legisladores e autoridades, estabeleçam políticas claras e punições rigorosas para coibir o uso inadequado de IA por estudantes. A segurança e o bem-estar dos alunos devem ser prioridades, com medidas eficazes para combater o uso abusivo de tecnologias, como no caso dos deepfakes nas escolas americanas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo