Unigel defende contrato com Petrobras e nega irregularidades em contrato de industrialização de fábricas de fertilizantes nitrogenados.

A Unigel se pronunciou em relação ao contrato firmado com a Petrobras, negando veementemente a existência de quaisquer irregularidades no acordo de prestação de serviços de industrialização das fábricas de fertilizantes nitrogenados (Fafens) da Bahia e Sergipe. Em comunicado divulgado na quarta-feira, a empresa defendeu a parceria e afirmou que o resultado da mesma não traz benefícios econômico-financeiros para a petroquímica, ressaltando que não está incluso no plano de reestruturação da companhia.

Segundo a Unigel, o contrato firmado com a Petrobras tem como objetivo preservar postos de trabalho e garantir o fornecimento de fertilizantes enquanto se busca uma solução estrutural para o mercado brasileiro de gás, visando maior competitividade e sustentabilidade da indústria nacional. A empresa também explicou que tem enfrentado prejuízos significativos devido ao ciclo de baixa da petroquímica global, e que o acordo de prestação de serviços é uma medida temporária para mitigar essas perdas.

Além disso, a Unigel mencionou que as negociações para oferta de combustíveis renováveis entre as duas empresas estão paralisadas, e que as fábricas de fertilizantes foram temporariamente paralisadas, resultando na demissão de 255 funcionários. Após enfrentar momentos de tensão com os credores e negociações malsucedidas com sindicatos, a empresa conseguiu avançar em um acordo de recuperação extrajudicial.

Com mais de seis décadas de existência, a Unigel ressaltou que os investimentos realizados na produção de fertilizantes nitrogenados contribuíram para reduzir a dependência do país na importação desse insumo essencial para o agronegócio. A empresa finalizou sua nota repudiando quaisquer ataques à sua história e idoneidade, reiterando seu compromisso com a ética e as melhores práticas de gestão.

Desta forma, a Unigel busca superar os desafios enfrentados e seguir contribuindo para o desenvolvimento do país, mantendo sua integridade e compromisso com leis e regulamentações vigentes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo