Escolas devem se adaptar às mudanças climáticas para garantir bem-estar de alunos, alerta Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

Na próxima quinta-feira (18), a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizará uma audiência pública no plenário 10 às 10 horas da manhã para discutir a importância da adaptação das escolas às mudanças climáticas. O debate foi solicitado pela deputada Socorro Neri (PP-AC), que está preocupada com o impacto que as alterações climáticas podem ter no ambiente escolar.

De acordo com a parlamentar, estudos científicos apontam que o desconforto térmico causado pelas mudanças climáticas pode afetar diretamente a concentração dos alunos, prejudicando seu desempenho acadêmico. Além disso, o bem-estar dos professores e funcionários também pode ser comprometido, o que interfere na qualidade do ensino. Neri ressaltou que muitas escolas ainda possuem uma estrutura arquitetônica inadequada, sem um planejamento ambiental eficiente, o que contribui para as condições desfavoráveis de climatização.

Segundo a deputada, as instituições de ensino precisam se adaptar e adotar medidas para garantir um ambiente escolar mais saudável e propício para o aprendizado. Ela destacou que as mudanças climáticas representam desafios inéditos para diversas áreas, incluindo a educação, e é fundamental que as escolas estejam preparadas para enfrentá-los.

A audiência pública contará com a participação de especialistas, representantes do setor educacional e da sociedade civil, e tem o objetivo de promover uma discussão ampla e aprofundada sobre o tema. A Comissão de Educação espera que o encontro resulte em propostas concretas e diretrizes para que as escolas possam se adequar às demandas climáticas atuais e futuras, visando garantir um ambiente escolar mais sustentável e saudável para todos os envolvidos.

A importância da adaptação das escolas às mudanças climáticas se torna cada vez mais evidente, e é fundamental que o poder público e a sociedade estejam engajados nesse debate e na busca por soluções efetivas para esse desafio global.

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