Frente fria avança do Sul ao Sudeste do Brasil e pode trazer chuvas e queda de temperatura nos próximos dias

Uma frente fria que está se deslocando pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina pode influenciar o clima em São Paulo nos próximos dias, segundo informações da Climatempo. Essa mudança no tempo, que marca a primeira grande mudança deste outono, é resultado de um bloqueio atmosférico e de outros sistemas meteorológicos que estão causando instabilidade principalmente nas regiões sulistas.

A previsão é de que essa frente fria chegue a São Paulo na próxima semana, trazendo consigo temperaturas mais amenas e chuvas intensas, sobretudo no litoral paulista a partir de quarta-feira, dia 17. Para este fim de semana, já são esperadas pancadas de chuva na capital paulista. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que na região sudeste e leste do estado podem ser registradas chuvas que ultrapassam os 60 mm a partir deste sábado.

Os acumulados de chuva podem superar os 200 mm em algumas áreas do Sul do país neste fim de semana, de acordo com modelos da Climatempo. Regiões específicas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina podem receber mais de 100 mm, com destaque para algumas áreas que podem chegar a 200 mm de chuva. Na sexta-feira passada, já havia chovido 79 mm em São José dos Ausentes, 47 mm em Tupanciretã e 44 mm em Santiago, no Rio Grande do Sul.

Em São Paulo, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura aponta que as chuvas estão abaixo do esperado para este mês, com apenas 9 mm acumulados até o último sábado, o que representa 14,1% do volume esperado para abril. A umidade elevada deve favorecer a ocorrência de chuvas rápidas e isoladas na capital nos próximos dias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo