Museu da Língua Portuguesa promove Feira de Troca de Livros para incentivar leitura e encontro entre visitantes

Neste sábado (13), o Museu da Língua Portuguesa inaugura a sua Feira de Troca de Livros, com o intuito de estimular a leitura e promover encontros por meio da literatura. O evento, que acontecerá mensalmente e de forma gratuita, acontecerá das 14h às 17h no Pátio B do museu, localizado na Estação da Luz, no centro histórico de São Paulo.

Os participantes serão incentivados a doar livros para o museu, sendo que a cada livro doado, a pessoa receberá um ingresso para visitar a instituição até o dia 29 de dezembro. Cada pessoa poderá ganhar até quatro ingressos através de suas doações.

A feira aceitará livros de diferentes gêneros e para todas as idades, incluindo literatura infantil, infantojuvenil, adulta, poesia, ficção, histórias em quadrinhos, entre outros. As obras doadas poderão ser trocadas entre os visitantes ou poderão ser disponibilizadas para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Além das trocas de livros, a feira terá diversas atrações, como a Roda de Saberes, comandada pelo coletivo Itinerância Poética, que irá promover uma conversa sobre publicações independentes e estratégias para facilitar o acesso aos livros. Haverá também uma oficina de marca-páginas e uma área destinada à primeira infância.

Durante o evento, o Núcleo Educativo do museu realizará mediações de leituras no Leia e Leve, e o programa De Mão em Mão, da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, distribuirá livros gratuitamente na calçada do museu para incentivar ainda mais a leitura.

A Feira de Troca de Livros é uma iniciativa do Programa de Articulação Social do Museu da Língua Portuguesa em parceria com o coletivo Itinerância Poética e o Sistema Municipal de Bibliotecas da prefeitura de São Paulo, contando também com a participação do Centro de Referência e do Núcleo Educativo do museu. O objetivo é tornar o evento acolhedor e acessível a todos os públicos, incentivando a leitura e a troca de experiências literárias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo