Joe Biden e Jill Biden divulgam declaração de renda de 2023, retomando tradição após período de opacidade durante mandato de Trump.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e a primeira-dama, Jill Biden, divulgaram publicamente sua declaração de renda de 2023, uma tradição que visa manter a transparência na Casa Branca. Esse gesto é essencial para fomentar a confiança da população no governo e demonstra o compromisso do casal presidencial com a prestação de contas.

No ano de 2023, os Biden obtiveram uma renda de 619.976 dólares, sendo a maior parte proveniente do salário de 400.000 dólares do presidente e da compensação de 85.985 dólares recebida por Jill Biden por seu trabalho como professora em uma universidade. Essa cifra representou um aumento em relação aos anos anteriores, superando os valores de 2022 e 2021.

A atitude transparente dos Biden contrasta com a postura adotada por seu antecessor, Donald Trump, que se recusou a divulgar suas declarações de renda tanto durante sua campanha como durante seu mandato presidencial. Somente após pressão do Congresso e uma batalha judicial é que foram tornados públicos alguns anos de suas declarações, revelando que em determinados períodos Trump pagou quantias mínimas de impostos devido a prejuízos empresariais.

Com a proximidade das eleições de novembro, Trump mantém em sigilo suas declarações de renda, o que levanta questionamentos sobre sua transparência e comprometimento com a prestação de contas. Enquanto isso, os Biden seguem o exemplo e mostram que a divulgação de informações financeiras é essencial para manter a confiança da população e garantir a integridade no exercício do poder.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo