China encobre programa espacial militar sob aparência civil, alerta administrador da Nasa em audiência no Congresso dos EUA.

Em uma audiência na Câmara dos Representantes em Washington, o administrador da Nasa, Bill Nelson, levantou preocupações sobre as capacidades espaciais da China, afirmando que o país tem um programa espacial militar secreto sob a fachada de um programa civil. Nelson destacou que nos últimos 10 anos a China fez progressos extraordinários, porém de forma bastante sigilosa.

“Acreditamos que grande parte do programa espacial civil da China é, na verdade, de natureza militar”, declarou Nelson. Ele expressou preocupação com a possibilidade da China estabelecer reivindicações territoriais caso chegue à Lua antes dos Estados Unidos. Nesse sentido, Nelson ressaltou a importância de os EUA pousarem na Lua primeiro, como parte da missão Artemis 3 prevista para 2026, enquanto os chineses planejam enviar seus astronautas em 2030.

Durante a solicitação anual de orçamento para a Nasa, Nelson fez questão de alertar os legisladores americanos sobre a necessidade de manter a liderança dos EUA no espaço, diante dos investimentos significativos realizados pela China nessa área. Ele enfatizou que é essencial não baixar a guarda e continuar avançando para garantir a superioridade espacial.

Essa preocupação em relação à China se dá em um momento de intensa competição entre as potências espaciais globais. Nelson destacou que os EUA estão em uma corrida com Pequim e enfatizou a importância de manter a primazia no espaço. Ele ressaltou que a China precisa compreender que o espaço civil deve ser utilizado para fins pacíficos.

Portanto, as declarações de Bill Nelson colocam em evidência a preocupação dos EUA com as capacidades espaciais da China e a importância de manter a liderança americana no espaço para garantir a segurança e a estabilidade nesse ambiente estratégico. Enquanto os dois países avançam em suas respectivas missões lunares, a competição por dominância no espaço continua a crescer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo