Embarcação encontrada no litoral paraense tinha destino nas Ilhas Canárias, na Espanha, revela investigação da Polícia Federal.

Em uma chocante descoberta no último sábado (13), uma embarcação foi encontrada no litoral paraense, levantando questões sobre as rotas migratórias perigosas que pessoas desesperadas tentam seguir em busca de uma vida melhor. A Polícia Federal acredita que a embarcação estava a caminho das Ilhas Canárias, na Espanha, um destino comumente usado por migrantes africanos para acessar o continente europeu.

Nove corpos foram encontrados a bordo da embarcação, mas estima-se que pelo menos 25 pessoas estavam presentes no barco. Construído artesanalmente, sem leme, motor ou sistema de direção, o barco partiu, segundo indícios, da Mauritânia, na África, mas acabou pegando uma corrente marítima com destino ao Brasil.

Os corpos encontrados foram identificados como migrantes africanos da Mauritânia e Mali, e é possível que haja outras nacionalidades entre as vítimas. Essa não foi a primeira ocorrência desse tipo, com registros anteriores de corpos de migrantes em decomposição sendo encontrados em embarcações na região.

A Organização Internacional das Nações Unidas para as Migrações no Brasil lamentou as mortes e destacou a necessidade de ações que promovam rotas seguras e regulares para migração. O relatório da OIM aponta um número alarmante de mortes de migrantes ao longo de suas trajetórias, a maioria relacionada a afogamentos.

Para reforçar a importância de uma abordagem integrada entre os países, o Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados destacou a gravidade da situação e a necessidade de apoio às pessoas deslocadas forçadamente. O Brasil reconheceu a violação de direitos humanos em países como o Mali e o Burkina Faso, facilitando processos de refúgio para seus cidadãos.

Essa trágica descoberta no litoral paraense levanta diversas questões sobre as rotas migratórias perigosas que muitos indivíduos são forçados a enfrentar em busca de uma vida digna. O Brasil, juntamente com organizações internacionais, precisa intensificar esforços para garantir a segurança e proteção dos migrantes, evitando mais tragédias como essa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo