Campanha incentiva jovens a votar para fortalecer a democracia com título de eleitor gigante na Avenida Paulista. Prazo para as eleições de 2024 é 8 de maio.

Incentivar os jovens a participar do processo eleitoral, como forma de fortalecer a democracia, foi a principal proposta de uma campanha idealizada por sete organizações da sociedade civil. Para chamar a atenção para esse tema tão relevante, um título de eleitor gigante foi levado para a Avenida Paulista, região central de São Paulo, no último domingo (21). A iniciativa visa lembrar aos cidadãos que o prazo final para requerer o título e estar apto para votar nas eleições de 2024 é até o dia 8 de maio.

O título de eleitor gigante faz uma homenagem a Edson Luís, um estudante que foi brutalmente assassinado por agentes da ditadura militar em 1968, aos 18 anos de idade. Segundo o sociólogo e coordenador da campanha, Hércules Laino, Edson não era um militante político, mas sim alguém que lutava por melhorias no bandejão de sua universidade. Desta forma, o título representa a importância de participar ativamente da democracia, mesmo em assuntos do cotidiano.

O estudante assassinado não tinha título de eleitor, já que as eleições diretas apenas seriam retomadas em 1989. Por isso, a escolha de Edson Luís para receber esta homenagem simbólica ressalta a necessidade de discutir a relevância de ter o título e exercer o direito ao voto para fortalecer a democracia. Esta discussão se mostra especialmente relevante nos dias atuais, onde a democracia está sendo constantemente ameaçada por setores de extrema direita em todo o mundo.

O sociólogo destaca a importância de dialogar com a juventude atual, que não viveu a repressão da ditadura militar, sobre esses temas. A campanha vai percorrer vários pontos da capital paulista, incentivando os jovens a votar e explicando o processo para tirar o título eleitoral, incluindo a obrigação de fazer a biometria. Além disso, os adultos também são abordados, a fim de sensibilizá-los sobre a importância de conversar com os mais jovens sobre a participação cívica.

Organizada por Instituto Lamparina, labExperimental, Girl Up, Quid, Avaaz, Em Movimento e Politize, a campanha visa mobilizar os jovens de 16 a 18 anos, estimando que 5,7 milhões deles estejam aptos a votar. Para tirar o título pela primeira vez, é necessário comparecer ao Cartório Eleitoral com documento oficial com foto e comprovante de residência. A campanha seguirá com sua missão de conscientização nos próximos dias, buscando fortalecer a democracia brasileira através da participação ativa dos jovens no processo eleitoral.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo