Senador Confúcio Moura alerta para a urgência de combater o aumento da temperatura global e propõe medidas efetivas para conter o desmatamento ilegal.

O senador Confúcio Moura, do MDB de Rondônia, fez um discurso no Plenário nesta segunda-feira (22) chamando a atenção para a urgência de combater o aumento da temperatura global. Em sua fala, o senador ressaltou a importância de adotar medidas efetivas para conter o desmatamento ilegal e promover a regeneração das florestas como forma de mitigar os impactos das mudanças climáticas.

Confúcio alertou que as altas temperaturas estão se aproximando perigosamente dos limites estabelecidos em acordos internacionais e defendeu a necessidade de reafirmar o compromisso de zerar o desmatamento até 2030. Para o senador, é fundamental mudar a forma como as atividades humanas têm impactado o meio ambiente ao longo dos últimos séculos.

O parlamentar também citou o estresse hídrico que tem sido registrado em vários municípios de Rondônia, conforme dados da Associação Rondoniense de Engenheiros Ambientais (Area). Ele fez um apelo pela aprovação de leis que regulamentem o mercado de carbono e incentivem práticas sustentáveis na agricultura. Confúcio destacou que o Brasil é o quinto maior emissor de dióxido de carbono do mundo.

Em sua fala, o senador sugeriu a necessidade de aprovar leis para regular o mercado de carbono, a fim de criar incentivos econômicos para a preservação das florestas e para práticas agrícolas mais sustentáveis. Ele enfatizou a importância de aumentar a renda dos proprietários rurais por meio de modelos como a integração lavoura-pecuária-floresta e os sistemas agroflorestais, que já são utilizados com sucesso no Brasil.

Confúcio Moura encerrou seu discurso reforçando a importância de agir agora para evitar consequências mais graves no futuro, enfatizando a necessidade de políticas bem pensadas, fiscalização eficiente e educação ambiental para toda a população brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo