Para receber atendimento, os servidores devem enviar um e-mail para o endereço fornecido, informando o nome e CPF do titular do benefício. A gestão então enviará uma resposta explicando o motivo do bloqueio e orientando sobre como proceder para liberar o pagamento. Vale ressaltar que a Funape não entra em contato pedindo dados pessoais, somente após ser acionada pelo beneficiário.
Um dos pontos importantes abordados é a Prova de Vida 2024, que é essencial para comprovar que o beneficiário está vivo e apto a receber seus pagamentos. A Funape tem convocado seus segurados para realizar a prova de vida, que agora pode ser feita de forma online através de um aplicativo do Governo Federal. O não cumprimento desse processo pode resultar no bloqueio do benefício até que a situação seja regularizada.
Os segurados que tiverem dúvidas sobre o processo de aposentadoria ou pensão podem entrar em contato por e-mail ou telefone. A Ouvidoria da Funape também está disponível para resolver outras demandas dos servidores aposentados e pensionistas. Por isso, é fundamental que os beneficiários estejam atentos às orientações e prazos estipulados para evitar problemas com o recebimento de seus benefícios.