ONU lança fundo de 100 milhões de dólares para apoiar refugiados e deslocados internos diante da crise climática.

A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou, em comunicado divulgado nesta quarta-feira (24), a criação de um fundo destinado a apoiar os refugiados e deslocados internos diante da crise climática. A meta do fundo é arrecadar 100 milhões de dólares até o final de 2025, o equivalente a 516 milhões de reais.

Segundo a agência da ONU para os refugiados (ACNUR), o trabalho para construir resiliência à mudança climática já faz parte das atividades da organização, visando proteger e auxiliar mais de 114 milhões de pessoas.

A porta-voz do ACNUR, Olga Sarrado, explicou que o Fundo de Resiliência Climática reúne todo o trabalho climático do ACNUR, incluindo o Fundo de Proteção Ambiental para Refugiados, criado em 2021 e que recebeu compromissos de contribuições no valor de cinco milhões de dólares.

O novo fundo financiará iniciativas voltadas para a proteção das comunidades mais ameaçadas, fornecendo os recursos necessários para que possam se preparar e enfrentar os riscos relacionados à mudança climática.

“Os efeitos da mudança climática são cada vez mais devastadores, o que agrava os conflitos, destrói meios de subsistência e provoca deslocamentos”, afirmou Filippo Grandi, alto comissário da ONU para os Refugiados, em declaração sobre a importância do fundo.

Além disso, o fundo tem como objetivo promover a inclusão dos refugiados nas políticas climáticas adotadas a nível nacional e local, disponibilizando recursos ambientalmente sustentáveis nas áreas de deslocamento.

A iniciativa também prevê a construção de refúgios adaptados à mudança climática, garantindo mais segurança e suporte para as populações refugiadas e para as comunidades que as acolhem. Este fundo busca minimizar os impactos da crise climática na vida dessas pessoas e promover ações mais sustentáveis e resilientes para o futuro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo