Reforma tributária contempla nove tipos de serviço de educação com alíquota reduzida de 60% para Imposto sobre Bens e Serviços.

No último dia 26 de abril de 2024, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/24, proposto pelo Poder Executivo, foi amplamente discutido no cenário político brasileiro. Esse projeto visa regulamentar os novos tributos criados pela reforma tributária, conforme estabelecido na Emenda Constitucional 132.

Uma das principais medidas contempladas nesse PLP é a concessão de regimes diferenciados de tributação, que incluem a redução de alíquotas do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) para determinadas operações. Especificamente, o texto propõe uma redução de 30% nas alíquotas de IBS e CBS para a prestação de serviços de 18 profissões regulamentadas de natureza científica, literária ou artística.

Além disso, o projeto estabelece que nove tipos de serviço de educação também terão direito a uma alíquota reduzida de 60%. Esses serviços educacionais incluem ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico de nível médio, ensino para jovens e adultos, ensino superior, Libras e braille, ensino de línguas nativas de povos originários, e educação especial destinada a pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Entre as 18 profissões contempladas com a redução das alíquotas, destacam-se administradores, advogados, engenheiros, médicos veterinários, entre outros. Essa medida representa um alívio financeiro para os profissionais dessas áreas, incentivando o desenvolvimento e a prestação de serviços de qualidade à sociedade.

Ainda que haja debate e discussões sobre os impactos econômicos e sociais dessa medida, ela demonstra um esforço do governo em promover incentivos fiscais e facilitar o acesso a serviços educacionais essenciais para o desenvolvimento do país. A expectativa é de que essas medidas contribuam para a melhoria da qualidade de vida e a construção de uma sociedade mais igualitária e justa.

Por Janary Júnior, com edição de Geórgia Moraes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo