Foi inaugurado um circuito de 315 km de trilhas na Mata Atlântica, possibilitando a prática do ciclismo em meio à natureza.

Na véspera do Dia Nacional do Ciclista, os amantes de pedal ganharam um presente especial: um circuito com 315 km de trilhas em meio à exuberante Mata Atlântica. O “Circuito Mata Atlântica Grande SP”, que foi oficialmente inaugurado nesta sexta-feira (18), é uma ótima opção para aqueles que praticam ciclismo por esporte, lazer ou turismo e desejam vivenciar uma aventura em contato com a natureza.

O ponto de partida do circuito está localizado no parque Cemucam, em Cotia, um verdadeiro templo para os praticantes de mountain bike no estado de São Paulo. O Cemucam é conhecido por sediar uma das pistas de treino mais populares do Brasil e já recebeu os maiores nomes do ciclismo nacional. A partir dali, o circuito segue em formato circular pelos municípios de Vargem Grande Paulista, Ibiúna, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra e Embu das Artes, passando por diversos parques municipais e estaduais, áreas de mananciais, cachoeiras, nascentes de rios e matas nativas.

Além da rica biodiversidade presente no trajeto, os ciclistas também terão a oportunidade de desfrutar de atrações culturais e turísticas ao longo do caminho. Destacam-se o templo budista Zu Lai, o maior da América Latina, localizado em Cotia, e a Vila Viking, um museu da cultura nórdica em Juquitiba. O Circuito Mata Atlântica Grande SP foi resultado de uma parceria entre o Conisud (Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande SP), o Sebrae, a Aliança Bike, a Rede Trilhas e empresários da região.

“A região sempre foi conhecida por suas belas trilhas em meio à Mata Atlântica e por isso sempre foi bem movimentada. Com a pandemia, percebemos que a circulação aumentou, sobretudo de ciclistas que buscavam partes do atual circuito como um escape aos finais de semana. A partir daí, juntamos os municípios para conversar sobre o que poderíamos fazer para oferecer um trajeto mais estruturado e atrativo para os cicloturistas”, comentou Brígida Sacramento, Secretária Executiva do Conisud.

O circuito foi devidamente sinalizado, facilitando a localização dos visitantes, que podem iniciar a aventura em qualquer ponto do trajeto. Os criadores afirmam que o nível de dificuldade varia ao longo do caminho, mas a experiência em trilhas não é um requisito obrigatório para aproveitar a grande aventura.

Sugere-se um período de 5 dias para percorrer todo o circuito, que envolve os municípios de Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Embu das Artes, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Cotia, Vargem Grande Paulista e Ibiúna.

Essa nova opção para os ciclistas proporciona uma experiência única em meio à natureza, aliando esporte, lazer, turismo e cultura. O Circuito Mata Atlântica Grande SP é a oportunidade ideal para conhecer a produção local, desfrutar das belezas naturais e apreciar o comércio regional, que está preparado para receber os visitantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo