O Senado aprova voto favorável ao governo federal no Carf, fortalecendo sua posição em decisões relacionadas a questões tributárias.

Em uma votação acirrada nesta quarta-feira (30), os senadores aprovaram o projeto de lei que traz de volta o chamado voto de qualidade para o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). A decisão contou com 34 votos favoráveis e 27 contrários.

O voto de qualidade é uma medida que permite ao presidente do Carf, órgão vinculado ao Ministério da Fazenda responsável por julgar dívidas de contribuintes com a Receita, dar o voto de desempate em caso de empate na votação. Nesses casos, as multas e juros cobrados dos contribuintes serão excluídos.

Em 2020, o governo anterior aprovou uma medida que acabava com o voto de qualidade, fazendo com que o empate favorecesse automaticamente o contribuinte. No entanto, em janeiro deste ano, o governo publicou a Medida Provisória (MP) 1.160, trazendo de volta o voto de desempate em decisões do Carf. Como a MP não foi votada a tempo pelo Congresso, perdeu a validade em 1º de junho e foi substituída pelo projeto de lei.

A volta do voto de desempate é vista como uma vitória para o Ministério da Fazenda, que estima um reforço de R$ 60 bilhões por ano aos cofres públicos com essa medida.

Agora, o projeto de lei segue para a sanção do presidente Lula. Caso seja sancionado, o voto de qualidade será restabelecido de forma definitiva no Carf.

Essa decisão reaquece o debate sobre a atuação do Carf e sua imparcialidade na análise de casos envolvendo dívidas tributárias. Alguns críticos argumentam que o voto de qualidade favorece o governo e prejudica os contribuintes, enquanto outros defendem que sua utilização é necessária para evitar abusos e garantir a arrecadação dos recursos públicos.

É importante ressaltar que o projeto de lei aprovado pelos senadores não menciona a fonte de origem dessas informações. Dessa forma, é necessário que os leitores fiquem atentos a possíveis desdobramentos e fontes oficiais para obterem mais detalhes sobre o assunto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo