Recife sediará festival para discutir o jornalismo de causas, destacando a importância do engajamento e da responsabilidade social.

O Instituto Fala! promoverá em Recife (PE), a partir do dia 21, a quarta edição do Fala! – Festival de Comunicação, Culturas e Jornalismo de Causas. O evento será realizado até o dia 23 deste mês no Centro Cultural Cais do Sertão e contará com diversas atividades gratuitas.

As inscrições para participar presencialmente podem ser feitas no site do Sympla, onde também está disponível toda a programação do festival. Nas duas primeiras edições, em 2020 e 2021, o evento aconteceu de forma remota na plataforma digital do Sesc São Paulo. Já a terceira edição, no ano passado, foi realizada presencialmente em Salvador (BA).

Segundo Antonio Junião, cofundador e coorganizador do Fala!, a expectativa é de atingir mil inscritos nesta edição. Para aqueles que não puderem acompanhar as atividades ao vivo, os conteúdos das mesas de debate e rodas de conversa serão gravados e disponibilizados posteriormente no canal do YouTube do Instituto Fala!. Estima-se que essas gravações estarão liberadas um mês após o encerramento do evento.

O foco desta edição do festival é continuar a discussão sobre o jornalismo ligado a causas sociais, direitos humanos e equidade de direitos. O objetivo é abordar como outras formas de expressão, como a cultura, a arte e a poesia, podem contribuir para o jornalismo. O Instituto Fala! procura levar o microfone a todos os territórios e dá espaço para as vozes dos movimentos sociais e culturais que trabalham com comunicação. Por isso, o festival reúne uma diversidade de pessoas para dialogar sobre esses temas.

A escolha de Recife como sede do festival, assim como ocorreu com Salvador no ano passado, teve como objetivo sair do eixo Rio de Janeiro/São Paulo, onde estão concentrados a maioria dos encontros de jornalismo. O próximo festival, em 2024, deverá ocorrer em Belém (PA), expandindo ainda mais para outras regiões do país.

Além do festival, o Instituto Fala! lançou editais de jornalismo este ano e pretende expandir suas ações. Embora seja baseado em São Paulo, a intenção é que o instituto seja itinerante.

A programação do festival inclui oficinas, performances artísticas, rodas de conversa e mesas de debate. Entre os participantes confirmados estão nomes como Mãe Beth de Oxum, Akins Kintê, Ana Maria Veloso, Flávia Lima, Karla Mendes, Ana Flor, Bell Puã e Takumã Kuikuro. Serão discutidas as diferentes linguagens do cotidiano, como slam, literatura, teatro, música, artes visuais e cinema, em busca da diversidade de territórios e saberes. Outros temas importantes que serão abordados incluem sustentabilidade, mudanças climáticas, racismo estrutural e ambiental, direito à cidade, genocídio e acessibilidade.

Durante o festival, também serão apresentados os trabalhos de reportagem e produção audiovisual dos quatro coletivos de comunicação de Salvador e região metropolitana: A Voz do Axé, Entre Becos, Kalifa LXXI e Raízes BA.

A abertura oficial do festival contará com uma homenagem ao poeta e cronista Miró da Muribeca, falecido no ano passado. A intenção é estabelecer um paralelo entre a produção de Miró e o tema do jornalismo de causas.

O Fala! – Festival de Comunicação, Culturas e Jornalismo de Causas é uma oportunidade de diálogo e reflexão sobre a importância do jornalismo engajado e de ampliar o espaço para diferentes vozes, culturas e rostos. O evento busca conectar o passado ao presente por meio do jornalismo e de outras formas de contar histórias, encorajando a inovação nas narrativas. É uma oportunidade de promover a diversidade e o respeito pelos direitos humanos, abordando questões cruciais para a sociedade atual.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo