15ª Parada da Diversidade do Recife acontece com tema ‘Periferia é livre para ser do jeito que é’, reunindo cerca de 50 mil pessoas

Neste domingo (24), aconteceu a 15ª Parada da Diversidade do Recife, no bairro de Dois Unidos, Zona Norte da cidade. Organizado pelo Grupo de cidadania homossexuais de Pernambuco – GCHP, o evento teve como tema “Periferia é livre para ser do jeito que é”. A expectativa era de que cerca de 50 mil pessoas participassem desta edição.

A Parada da Diversidade do Recife surgiu em 2009 e, desde então, tem sido um importante espaço de luta e visibilidade para a comunidade LGBTQIAPN+. Este ano, o evento ganhou ainda mais relevância com a aprovação do Projeto de Lei nº 295/22, na Câmara dos Vereadores, que o tornou Patrimônio Cultural Imaterial da cidade. A iniciativa, proposta pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), reconhece a importância histórica e cultural da Parada e fortalece sua posição na agenda política da capital pernambucana.

O tema escolhido para esta edição, “Periferia é livre para ser do jeito que é”, busca destacar a diversidade existente nas periferias da cidade e promover a inclusão e o respeito a todas as formas de expressão de gênero e sexualidade. A Parada também contou com apresentações artísticas, shows de drag queens, trios elétricos e muita animação.

Com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar dos participantes, a organização do evento contou com o apoio da Polícia Militar, que realizou um esquema especial de segurança e monitoramento durante todo o trajeto da Parada. Além disso, equipes de saúde estiveram presentes para prestar atendimento médico aos que necessitassem.

A 15ª Parada da Diversidade do Recife reafirma a importância do combate à homofobia e à transfobia e a necessidade de se conquistar cada vez mais direitos e visibilidade para a comunidade LGBTQIAPN+. Eventos como esse são fundamentais para promover a tolerância, o respeito e a igualdade, além de dar voz e visibilidade a uma parcela da população que ainda enfrenta diversos desafios e preconceitos.

É importante ressaltar que a Parada da Diversidade do Recife é mais do que uma festa. Ela é um ato político que reivindica direitos e luta por uma sociedade mais justa e igualitária. Ao longo dos anos, o evento tem conquistado cada vez mais espaço e apoio, reforçando a importância do movimento LGBTQIAPN+ e mostrando que a diversidade é uma riqueza que deve ser celebrada e respeitada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo