Pib pernambucano deve superar médias regional e nacional, impulsionando economia brasileira

A economia pernambucana está prestes a assumir um papel de destaque no cenário brasileiro este ano. De acordo com o economista Ricardo Amorim, em palestra realizada no Teatro RioMar, em Pernambuco, a expectativa é que o Estado cresça acima de 3%, ultrapassando as médias nacional e regional. Amorim é considerado o economista mais influente do Brasil pela Forbes e foi vencedor do Prêmio iBest de Economia e Negócios.

Durante a palestra, que contou com a presença de empresários e autoridades políticas de Pernambuco, Amorim destacou o papel da empresa Moura Dubeux, que comemora seus 40 anos de atuação. A empresa atua em sete capitais nordestinas e detém cerca de 20% do market share da região. Além disso, a Moura Dubeux é a única empresa capaz de lançar empreendimentos simultaneamente nas cidades onde atua.

Ao longo de aproximadamente uma hora, o economista apresentou um panorama da economia brasileira, traçando paralelos com a realidade mundial e refletindo sobre os impactos dos fatores externos na economia local. Amorim destacou que o Brasil se destaca entre os mercados emergentes pelo baixo risco geopolítico, o que tem despertado o interesse das empresas globais. Ele ressaltou também que o crescimento da renda e do consumo no Brasil é maior do que nos países desenvolvidos.

Amorim pontuou que os programas sociais do governo atual serão um dos impulsionadores da economia nordestina, pois a parcela da população da região com renda baixa é maior. Isso significa que a injeção de dinheiro na economia local, por meio desses programas, será maior. O economista destacou que, quando se compara o desempenho da economia nordestina com a brasileira, todos os estados nordestinos estão acima da média nacional.

A projeção de Amorim é de que Pernambuco cresça 3,7%, enquanto a região Nordeste alcance 3,5% e o Brasil, 3%. Ele ressaltou que, a longo prazo, a região nordestina oferece uma oportunidade muito maior e que a abertura do mercado livre de energia, especialmente nas modalidades eólica e solar, está ampliando essa possibilidade. Segundo o economista, uma turbina na região Nordeste gera 30% a mais de energia em comparação com a Europa.

Com base nas projeções e análises de Amorim, é esperado um crescimento econômico significativo para Pernambuco e o Nordeste como um todo. O Estado tem potencial para impulsionar a economia brasileira, superando as médias regional e nacional. Se as expectativas se confirmarem, a economia pernambucana terá um desempenho positivo este ano, contribuindo para o desenvolvimento do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo